
O mundo moderno está profundamente influenciado pela ciência e pela tecnologia. Tal, deve-se ao esforço continuado de cientistas e engenheiros. Contudo, a ciência não deve ser apenas uma ocupação de especialistas mas também parte da cultura de qualquer cidadão ativo e participativo socialmente. A ciência nasceu da curiosidade do ser humano, da sua tentativa de entender o mundo que o rodeia.
As crianças são curiosas por natureza. Estão constantemente rodeadas por acontecimentos que elas questionam incessantemente. Esta curiosidade revela-se em ambientes formais e informais de comunicação e aprendizagem, quando o adulto e o educador desenvolvem interacções positivas e promovem aprendizagens significativas. À medida que vão investigando as propriedades do mundo físico envolvente, as crianças vão adicionando novos conhecimentos ao seu reportório. Quanto mais conceitos explorarem mais facilidade terão em desenvolver novos conceitos. Ao tocar, manipular, experienciar, sentir, cheirar, etc. elas sentem-se capazes de integrar esta informação em conceitos pré-existente, ampliando e aprofundando a compreensão do mundo em que se encontram inseridas.
O Projeto Atitudes Permanentes partilha diversos tipos de documentos, que resultam da observação, pesquisa e intervenção de modo a potenciar o desenvolvimento reflexivo sobre a emergência da literatura socioambiental. Tem como objetivo disponibilizar um espaço virtual, capaz de partilhar junto aos agentes socioambientais e demais socioeducadores, conteúdos de ciência e cultura que possam sensibilizar e facilitar vivências positivas em âmbito global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário